I want to be a supermodel


Você não tem 1,80 de altura e 55kg, pele de porcelana, um rosto simétrico e um cabelo de Barbie? Pois é, maldita genética! Mas isso não impede que você seja uma supermodel no Second Life, basta comprar um shape e uma skin da melhor loja, um cabelo bacana, umas roupinhas famosas e pronto! virou uma supermodel certo? Errado!

Conversei com Liane Maertens, uma supermodel brasileira que já tem em sua bagagem quase dois anos de “profissão” e ela já começa disparando “ser modelo não é só ser bonito, senão todo mundo seria modelo no SL, não é assim que funciona, é preciso carisma, bom gosto, educação e profissionalismo, é o que eles chamam de PR – public relations – zelar pelo seu nome”. Liane faz parte do casting de aproximadamente seis agências, é modelo de duas revistas e duas lojas, todas estrangeiras e afirma que saber inglês é fundamental. E só tornou-se modelo após fazer um curso na MODA MODELING SCHOOL, uma escola que cobra cerca de 8000L atualmente para formar modelos. As principais atividades de um modelo no SL são: participar de desfiles, posar para editoriais de moda de revistas e anúncios para lojas, além de participar de eventos como promotor(a).

Saber dominar as animações com maestria e um shape adequado são fundamentais: as brasileiras são famosas pelo excesso de bunda, pernas grossas e medidas exageradas – isso não é legal, da mesma forma que os shapes anoréxicos – o ideal é ter um shape equilibrado que possa ser modificado para usar saias e vestidos – algumas pessoas se recusam a mudar o shape, estas estão fora do mercado. Liane diz que é “gordinha” para os padrões mas mesmo assim é requisitada pelo prestígio que alcançou – fazer parte do casting da Modavia Supermodels não é para qualquer uma.

As agências sérias não cobram para inscrever modelos, os modelos é que são pagos pelo seu trabalho. As agências tiram sua receita dos patrocinadores e contratos com designers e eventos. Liane afirma que já viu isso acontecer, então é preciso cuidado com esse tipo de cilada. Em geral o processo de seleção para ingressar numa agência consiste em apresentar boas fotos de corpo e rosto, de preferência com vários looks e por isso conhecer bons fotógrafos é fundamental. Resumindo: para ser modelo é preciso investir no avatar, em formação e num bom book.

Algumas modelos se destacam nessa área no metaverso e Liane citou como exemplo Mimmi Boa, Payton Heron, Poptart Litlehoock, Anessa Stein, Summer Deadlight. As agências que ela indica como sendo as maiores: MAD, AVENUE, BOSL, MODAVIA E TIMELESS. O Brasil tem ainda uma participação tímida neste mercado e tem muito a aprender, alguns bons designers brasileiros sequer gostam de divulgar que são brasileiros, infelizmente pela má fama alcançada pelo uso de copybot atribuídas a nós, o que é lamentável.

E o principal, ao ser questionada sobre retorno, ela foi incisiva: “em termos financeiros não, mas em termos de amizade, diversão, conhecimentos, sim, ganhei muito” Liane chega a receber 1000L por desfile, está sempre informada das últimas novidades e ganha muitos acessórios e roupas de grandes designers… “é como brincar de Barbie, adoro brincar de Barbie, o problema são os Kens”. (risos) Ela diz ainda que aprendeu a se produzir melhor na RL também.

E finalmente um último segredo (que deixa de ser segredo): “seja original, não queira copiar outros avatares”. ;)

Adorei conversar com ela e desejo muito sucesso!

6 Respostas

  1. Liane Maertens

    uau amei a materia nossa ficou divina!! excelente…voce escreve muito bem um resumão de tudo!! e a foto então, talentosa Vick !!

    julho 21, 2009 às 16:59

    • Vick Spitteler

      Liane! eu que agradeço a gentileza! Muito bom falar com você e entender um pouco mais do seu mundo SL, o sonho de todas as meninas!!! :)

      julho 21, 2009 às 17:16

  2. Lotus M

    Bela entrevista…legal para quem quer começar nessa universo da moda SL!!!!!!!!! Parabéns a Liane pelo destaque internacional…muito bacana!

    Parabens pela entrevista, Vickita! Beijo grande!

    julho 21, 2009 às 17:03

    • Vick Spitteler

      Ah eu adorei falar com a Liane pque a bastante tempo sei que ela atua como modelo e tão pouco se fala a respeito entre nós. Penso que é algo que podemos fazer aqui com o mesmo profissionalismo ;)

      julho 21, 2009 às 17:15

  3. Amei a matéria !!!
    Muitos amigos meus têm curiosidade sobre o universo da moda no SL, muitos querem saber se dá dinheiro, se é divertido, o que é preciso ter ou fazer para ser um modelo renomado, e com esse post vocês respondem tudo isso.

    Adorandooooo !!
    Beijinho !!!

    julho 21, 2009 às 18:03

    • Vick Spitteler

      Ebaaaaa! \o/ Valeu There!!!

      julho 21, 2009 às 18:33

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 150 outros seguidores