Fotografia no Second Life em 10 dicas


Todo mundo sabe que a fotografia é meu primeiro amor no Second Life e através dela eu aprendi muito coisa e descobri inclusive uma vocação. Queria falar um pouco sobre algumas dicas e macetes para que você faça imagens bacanas, mesmo que não saiba editar no photoshop. Algumas destas dicas também valem para quem vai contratar um fotógrafo.

  1. A escolha do viewer ideal: para mim, o melhor de todos os viewers para fotografar com certeza é o Kirstens, um viewer estável, seguro e com vários recursos bacanas como sombras (para quem tem placa de vídeo boa) e blur em diferentes níveis de profundidade, recurso inserido bem recentemente e que está dando um novo charme às fotos do Second Life.
  2. Cenário ideal: Escolha um cenário bacana para servir de fundo para a sua foto. Muita gente não toma esse cuidado e faz imagens muito sem graça por pecar na escolha do cenário. Ninguém tem desculpa para isso, afinal lands bonitas existem muitas e aqui no blog mesmo você vai encontrar muitas opções bacanas. Tente combinar o cenário com o figurino. Não fica bem fotografar com vestido de gala numa land futurista, não acha? Outra dica legal é combinar tonalidades de cores, ou seja compor o figurino com o cenário.
  3. Produção é tudo: Uma vez fiquei chocada com uma foto de família onde uma das avatares usava um esparadrapo preto nos peitos. Penso eu que uma foto de família não é uma foto para a revista sexy. A escolha do cabelo, roupas e acessórios deve ser adequada à temática da foto, simples assim. Deixe os esparadrapos no peito para um ensaio sensual. Assim como salto alto na praia, top na neve, isso é inadequado… bom gosto e bom senso não são demais na hora de escolher o figurino.
  4. O diabo está nos detalhes: Atenção com os prims sobrepostos, mãos entrando no corpo, cabelos mal editados. A diferença entre boas e más fotos muitas vezes está nestes pequenos detalhes. Algumas poses são umas porcarias neste aspecto, nem deveriam ser vendidas.
  5. Capriche na pose: Existem muitas lojas legais de poses individuais e em grupos. Tenha algumas no seu inventário. Algumas das minhas preferidas: Everglow, Diesel Works, Glitterati, Meya.
  6. Enquadramento perfeito: É importante enquadrar o avatar de forma perfeita na tela… estude como os bons fotógrafos costumam enquadrar os avatares e com certeza você terá boas imagens. Não deixe muita sobra para cima e/ou para baixo… cuide do ângulo para que o avatar não fique distorcido. Isso me lembra alguns enquadramentos típicos em que os peitos dos avatares ficam maiores do que as cabeças… rsrsrs
  7. Configuração do dia: Dependendo de como está a configuração do dia, o avatar pode ficar com um aspecto bem desagradável. Você pode utilizar um face light, mas as vezes o facelight deixa a skin com uma cor muito saturada, então você deve ter o cuidado de escolher uma configuração que deixe o rosto do seu avatar com uma aparência legal. O Thiagoo Bloch trás um tutorial de uma configuração que funciona muito bem para fotos no blog Live2style.
  8. Editar é tão gostoso quanto fotografar: existem vários estilos de edição, gosto particularmente das fotografias artísticas, onde você utilizar texturas e efeitos do photoshop. Se você gosta de fotografia e não tem photoshop, pode baixar um software grátis similar ao photoshop, o gimp. Existem muitos tutoriais na internet ensinando sobre photoshop e se você é como eu que só aprende fuçando, precisa dar o primeiro passo, baixar o programa e fuçar muito. Assim você aprende aos poucos a corrigir pequenas imperfeições, colocar sombras e dar um “tchan” especial para a sua foto usando filtros e outros recursos legais que só há nestes tipos de programas. Mas cuidado! Em edição vale a regra “menos é mais”. As vezes a gente se empolga, enche de brilho, enche de estrelhinhas, exagera no burn e pisa no tomate!
  9. Não tenha medo de errar. Recentemente vi uma fotógrafa super blaster mega ultra famosa postando um trabalho com um erro grotesco, digno de um “photoshop disaster”. É claro que não vou citar nomes, mas se ela pode errar, você também pode. Afinal é com a prática que a gente aprende e fica cada vez melhor. Eu às vezes olho algumas coisas que fiz e penso: como tive coragem de postar isso? hehehehe
  10. Cuidado com os modismos para não cair no mau gosto: Acho sempre de extremo mau gosto a mistura entre avatares e fotos reais (e ainda por cima, pouquíssimas pessoas conseguem fazer isso de forma convincente), como disse recentemente o Urban Steampunk em um de seus vídeos, você paga para fazer foto do seu avatar e o fotógrafo coloca uma foto de uma pessoa lá… ilógico não acha? assim como o uso de cabelo psd – a febre que se tornou tirar foto careca e inserir cabelo depois no photoshop – algo totalmente desnecessário tendo em vista as milhares de opções de cabelos lindos no SL e sendo que a maioria dos criadores já preocupados com os cabelos entrando no corpo, tem feito modelos que se adaptam às curvas do corpo e sempre são fáceis de editar. Também acho super sem graça fazer montagem do avatar em background real, ou tirado de banco de imagens, com tanto lugar lindo no SL… Acho que o grande desafio para um fotógrafo no Second Life é fazer bons trabalhos a partir de elementos do próprio Second Life, sem apelar para outras imagens (assim fica muito fácil, todo mundo acha lindo, mas deixa de ser Second Life).

E a seguir, uma seleção super aleatória de alguns trabalhos que fazem parte da minha galeria de favoritos do flickr. Espero que vocês gostem e sirva de inspiração.

52 Respostas

  1. Lobito Brando

    Curti as 10 dicas Vick.

    Por mim até rebatizaria seu post para os 10 mandamentos. Alguns q vc botou lá nem me passariam pela cabeça (ex: 10).

    No meu caso tento sempre fazer fotos sem recorrer a pós produção, ou seja enorme atenção aos detalhes, dos ângulos, zoom, enquadramento, luz, roupas por vezes nem ligo ( :P) mas é importante, e na hora da pós produção o meu fiel GIMP.

    O GIMP é o q eu aconselho pra todos pq é grátis, é 100% free, mas não faz tudo automatico do jeito que o Photoshop faz, então se vc quer os mesmos efeitos usando o GIMP tem de se esforçar mais, estudar mais, praticar mais, quem sai ganhando com isso? Vc q está usando o GIMP.

    Abraços Vick,
    Lobito Brando

    janeiro 13, 2011 às 14:44

    • Os 10 mandamentos seria engraçado… dai só daria neguinho postando no orkut “você quebrou o quarto mandamento da fotografia”… que tal? rsrs A dica 1o é opinião pessoal mesmo, compartilhada com alguns amigos.

      janeiro 13, 2011 às 14:58

  2. Achei super interessante essas dicas Vick, realmente tem gente que estrapola… fiquei chocada com a parte em que você diz: “Uma vez fiquei chocada com uma foto de família onde uma das avatares usava um esparadrapo preto nos peitos”. Como diz meu nego ahaah, família de ratos, enfim… XD
    Eu particularmente gosto muito de edição, mas tenho me divertido bastante em tirar fotos em lands, me produzindo, passo horas procurando lugares, roupas, acessórios, talvez apenas para UM LOOK, ahaah. Confesso que na preguiça ás vezes eu edito muito mal e posto quase sem nada, um deslize…
    Sobre os viewers, eu usava o 2.0 para tirar fotos até, mas adotei o Kirstens definitivamente, principalmente depois de me maravilhar com o depth of field.

    Pra concluir… somos sugeitos a erros, ninguém sabe tudo.

    =D

    janeiro 13, 2011 às 14:45

    • Verdade Priscila, todo mundo pode errar e errar feio.

      É uma delícia mesmo ir em busca do “look perfeito”. :)

      janeiro 13, 2011 às 15:00

      • Lotus M

        Vickita, adorei seu post…mas discordo apenas do frase “Tente combinar o cenário com o figurino. Não fica bem fotografar com vestido de gala numa land futurista, não acha? Outra dica legal é combinar tonalidades de cores, ou seja compor o figurino com o cenário.” Pq não?? Já vi foto publicitária de mulheres de biquini na neve. Como já vi casacos de pele na praia. Acho que o que conta é o talento do fotografo em extrair da cena algo sensacional. Fora do lugar comum ou da clichê.

        Belo post. Beijinhos.

        janeiro 13, 2011 às 15:14

    • Lotus M

      ratos tem peitos para mostrar??rsrsrs… se entendi bem a analogia, preciso escrever sobre isso. Talvez ratos sejam mais destemidos e honestos ao contrário de outros mamíferos cegos e desorientados na LUZ…de qualquer forma, familia de ratos ou não, é preferível agir de maneira aberta e honesta ao inves do comportamento dissimulado e enganador de certos animais, dizendo isso de maneira pejorativa, quero deixar claro que nessa condição de animal irracional, eles jamais deixarão de ser aquilo que são e nem ao menos quando mais parecem estar próximo daquilo que chamamos animal racional e de seu gênero oposto. São incapazes de ativar uma única célula cinzenta. Escrevi longamente apenas para enfatizar…. prefiro mostrar os peitos em fotos de familia do que conviver com gente que passa pelo mundo vivendo na mediocridade. Sem mais…beijo Vickita e familia!♥

      janeiro 19, 2011 às 10:10

  3. Lotus M

    * do clichê.

    sorry…correndo pra digitar.

    janeiro 13, 2011 às 15:15

    • Lotus, é claro que você pode ousar, buscar algo diferente para chamar a atenção e impressionar de forma proposital… é disso que vivem as agências de publicidade. Mas neste post o que quero passar são dicas gerais para não pecar na hora de fazer uma foto, tem gente que simplesmente não se toca, não percebe que o cenário não está combinando com a roupa e o que ela quer é isso: uma foto comum. Se você ousar, ouse com consciência. ;)

      janeiro 13, 2011 às 15:28

      • Lotus M

        bom…aahahahaha…eu sou a ultima pessoa que pode falar disso. Eu só me atrevo a tirar foto pq sou muito cara de pau. E além disso sou capaz de usar preto da cabeça aos pés até em uma land como Las Islas. HahAHHAhaa

        ♥♥♥

        janeiro 13, 2011 às 16:17

  4. Angell Newall

    Eu nunca me atreveria a dizer que tiro “fotos” no sl…eu brinco…não tenho técnica alguma…mas sou totalmente apaixonada pela beleza gráfica do sl…o que me falta mesmo é paciência pra toda a produção e edição.

    Eu tb concordo com muito do que vc disse sobre “menos ser mais” e a falta de noção de quem realmente se diz “fotográfo”…qdo descaracteriza totalmente a essência da coisa …que seria…um avatar…em alguma land do sl…tirando toda a originalidade da imagem com edições.

    Tratamento de imagem pra mim é um suplício…como eu queria ter paciência…então eu apelo pro viewer e tento tirar o máximo de qualidade gráfica, para nao precisar tratar a imagem.

    E mesmo com tantas dificuldades brincar de tirar foto tb é meu passatempo preferido no SL….e adoro as sombras…como me encantam…=D

    Vou tentar o GIMP…quem sabe ele me da menos coceira que o PS…rs

    Beijos Mamy…sempre ótima. ♥

    Ps…as fotos da Priscila são L I N D A S…vi ontem…no flickr…=D

    janeiro 13, 2011 às 15:29

    • Angell você é o primeiro exemplo que me vem a mente de alguém que não edita as fotos e elas são sempre muito bem feitas, e quem conhece suas fotos está de prova. ♥

      janeiro 13, 2011 às 15:35

  5. Mariana Barthelmess

    Adorei as dicas, acho que a fotografia é um misto de tudo, cenário, avatar, produção, o ângulo, e poucos conseguem unir isso de forma harmoniosa e olhando essas fotos eu percebo que não é so ativar sombras para se ter uma foto perfeita.. Pode se conseguir isso sem elas ;)

    janeiro 13, 2011 às 15:30

    • É isso ai maninha! ^^ Dependendo do tratamento, as sombras são dispensáveis sim. É mais difícil acertar a luz quando as sombras estão ativadas e colocar sombra no photoshop dá uma preguiiiiça… rsrs

      janeiro 13, 2011 às 15:37

  6. Thiagoo Bloch

    A parte mais legal foi a do “esparadrapo preto nos peitos” quase morri de tanto rir ! Eu já fiz algumas montagens de foto pro meu blog usando fundos reais, modestia parte eu mesmo não gostei (Mari não vale dizer que eu não gosto de nada!), creio que as pessoas no geral não curtem tbém, prova disso são os acessos. Quando uso fundos do proprio sl a um aumento significativo de acessos no blog. O natural é sempre mais bonito pelo menos na minha visão wow

    janeiro 13, 2011 às 17:56

    • Putz… nada contra os esparadrapos nas peitolas, desde que usados na hora certa né??? hahahahahaha

      janeiro 13, 2011 às 19:03

      • Angell Newall

        rs…eu uso…nunca usei em foto de familia…claro claro…mas me diz…na concepcão do bom gosto fotográfico…quando eh que um esparadrapo ou os tais ( x )( x )…podem ser bem aplicados?…hahahahaha

        janeiro 13, 2011 às 19:44

  7. Angell vc tá de sacanagem… rsrsrs

    janeiro 13, 2011 às 19:46

    • Angell Newall

      não uai…tanta gente que manja …dando dicas…eu estou querendo me informar…pra nao cometer gafe fotográfica por ai…hahahahahaha

      janeiro 13, 2011 às 19:50

      • Até agora vc usou as ( x )( x ) nos momentos certos… com chicote na mão e talz… acho que não cometeu nenhuma gafe… :P

        janeiro 13, 2011 às 19:52

  8. Lotus M

    esparadrapo dói!

    janeiro 13, 2011 às 20:08

  9. “aleatóriamente…” Quem pode, pode!
    Vindo de quem sabe bem e faz umas fotos super fofas como essas, as 10 dicas da Vick são para serem seguidas concerteza. Um gimp da vida , um Kirstens bem regulado e boa placa de vídeo, criatividad + personalidade + esse post = Sucesso , beijoxx gente linda

    janeiro 15, 2011 às 20:47

    • Obrigada Diva! Mas só quero deixar claro que as fotos não são minhas, são de alguns contatos meus do flickr, são fotos que eu selecionei como favoritas, e se você clicar sobre a foto, vê o nome deles. ;)

      janeiro 15, 2011 às 23:48

  10. Opa! Mas foram bem escolhidas

    janeiro 19, 2011 às 4:45

  11. Katia Raynier

    Ola
    meus parabens pela postagem
    sou adepta na foto real sem efeitos de qualquer especie
    o maximo permitido e só recorte e enquadramento posterior
    tambem toleravel clareamentos, mas efeitos que deixem as fotos tipo arte egipcias de uma só dimensao (ou duas) não dá.
    Se estamos em um ambiente tridimensional,
    minimo que podemos fazer em prol do 3D
    é fazer o cenario parecer3d, e nao a foto ser trabalhada apos.
    com tantas tecnicas disponiveis, podemos tentar reproduzir o que vemos no ambiente tridimansional, do Second life. http://picasaweb.google.com/KatiaRaynier
    Acho simplesmente ridiculo, trabalhar as fotos e deixar com aparencia de desenhos e coloridos posteriormente em trabalhos de photoshop.
    Fotografar é uma arte, mas nao precisamos converter a foto em quadros com molduras e efeitos. A não ser que seja este o objetivo. Fotos são fotos, captura e registro de imagems. O grande diferencial esta na foto realmente parecer em 3d com profundidade luz e sombra, e cores naturais. O restante sao tecnicas peculiares de cada uma de nos fotografas (os).
    Não posso dizer que sou boa nisso, mas digo que tento pelo menos, e minha area se situa no dinamismo (muitas fotos em curto espaco de tempo)( video a partir de fotos http://katiaraynier.wordpress.com/2010/12/16/aterissagem-no-second-life-flying-paraglider/ )
    sem muita chance de preparar ambiente, são fatos, e fatos nao se repetem. Ou voce fotografa ou perde a cena. Tipo uma noiva entrando na igreja , nao vai querer fazer ela entrar varias vezes, se nao fotografar perde a cena . E no second life precisa fazer magica para ter cenas em movimentos perfeitas
    Isto é fotojornalismo dinamico, a imagem no momento em que acontece.
    Fazer foto com cenario poses e arranjos ou em studio e muito mais facil.

    http://moolto.ning.com/profile/KatiaRaynier

    Katia Raynier
    Jornalista RL SL
    Fotografa Cinegrafista

    janeiro 20, 2011 às 20:11

  12. Jotapgue pelliot

    Vick;eu tenho uma grande dúvida;
    minha placa de video e horrivel;
    mais eu sei editar fotos;
    eu tentei encarar a carreira de fotografo no sl e deu fail porque,minha placa de video e horrivel
    nem Reflexo da agua;tem;ja coloquei no ultra e não mudou nada
    você pode me dizer uma placa de video boa que eu possa comprar?

    fevereiro 20, 2011 às 21:01

    • Oi jota! Acho meio complicado eu te indicar um modelo específico, até mesmo porque eu não sou especialista. Imagina eu te indico uma placa que não corresponde às tuas expectativas? Vou me sentir responsável. Sendo assim, minha sugestão é que vc consulte a lista de placas de vídeo compatíveis com o SL, que tem no site, e que compre uma mais top, desde que seja compatível com sua máquina:
      Consulte aqui:

      https://secondlife.com/my/support/system-requirements/?lang=en-US

      fevereiro 20, 2011 às 22:12

      • Jotapgue pelliot

        [aa] vick brigado mesmo;flor;
        bgs/*bgs/*

        fevereiro 22, 2011 às 16:48

    • Katia Raynier

      Jota qual é a placa que voce esta usando atualmente?
      apesar que nem sempre e so a placa
      existem muitas regulagens no p-roprio sl a serem ajsutadas
      tambem posição do sol
      e do avatar
      angulos da luz
      Face light
      body light etc…
      Agora com novo phoenix temos centenas de ajustesja prontos
      e tambem no ascent
      mas sobre a placa eu uso a 9800

      março 4, 2011 às 0:31

  13. Katien09 Erin

    OMG! Já estou fã do Second Ladies!!!
    Concordo com as excelentes dicas e confesso que já pequei muito por não saber como fazer. Peguei algumas dicas preciosas do blog da Strawberry Sing, dentre outros e tenho conseguido fazer fotos mais legais. Já postei em meu blog umas bizarrices mas não excluí porque gosto de ver meu progresso. Um dia chego no nível dos grandes fotógrafos.
    Abraços.

    abril 22, 2011 às 2:34

  14. geraldo knibber

    Concordo, Vick…misturar fotos, colocando realidade e sl juntos, cabelos reais, lugares rl;;;tipo da edição que (bem, tem quem goste)…mas a sl tem lugares bem bacanos pra se fotografar sim..

    junho 8, 2011 às 11:32

  15. MEU NOME E TERRY PERIDO TRABALHO EM FOTORAFIA NO SL
    SEMPRE SO USEI AS CORES E AMBIENTES DO SL
    REFLEXOS CORES TUDO DO SL NUNCA EDITEI FOTOS
    NO PHOTOSHOP
    E NO SL QUE VIVO POR ISSO SO USO MATERIAL DO SL AS DICAS SAO PERFEITAS JA AS USOS DESDE QUE ENTREI NO SL
    OS VIWERS FORM AJUDNDO TAMBEM
    E FACIL SER FOTOGRAFO NO SL SE UASMOS PHOTOSHOP
    DIFICIL E SER FOTOGRFO SEM ESES APOIOS OLHEM AS MINHAS FOTOS E VEJAM SE NAO FICA MAIS REAL SEREM DO SL DO QUE FAZER NO SL E OBRIGAR A SER DO RL

    TERRY PERIDO

    julho 31, 2011 às 11:17

  16. Excelente post!! =D
    Mas fiquem com uma duvida, tenho visto varias fotografias de outros membros do second life, mas com mais realismo..

    como posso captar fotografias com mais realismos mesmo colocando os gráficos no máximo ?

    agosto 11, 2011 às 13:19

  17. e usando o photoshop..

    agosto 11, 2011 às 13:20

  18. olha jc, o que vc considera realismo? tudo depende de vc ter uma máquina boa, uma placa de vídeo porreta que te permita usar os recursos de sombras, as configurações… enfim…

    agosto 11, 2011 às 15:46

  19. Acho que não Kelvin. Eu tenho a 9600 GF e funciona,mas conheço gente com essa mesma placa que não funciona. Tem que ser acima de 9600 GF.

    agosto 15, 2011 às 23:49

  20. Obrigado Vick
    Eu tenho uma ATI Mobility Radeon HD 4500 Series, penso que consigo obter algum realismo nas minhas fotografias.

    agosto 17, 2011 às 20:35

  21. Giovanna

    Vick você faz fotos de ensaios?

    setembro 28, 2011 às 21:43

  22. Oi Giovanna, já fiz muito, hoje em dia não mais, por estar dedicada a outras coisas . Abraço e aparece sempre!

    setembro 29, 2011 às 13:58

  23. mirellabier

    oi qemte as fotos sao lindas nao sao

    novembro 28, 2011 às 11:18

  24. Anne Tremere

    Vick tenho uma duvida..
    É o seguinte, eu tenho a placa de video ATI XFX Radeon HD 4750, eu vou no Second Life Viewer, coloco no Ultra, ai aparece as sombras.. só que quando eu clico OK ou APLICAR o SL fecha automaticamente. fiquei 5 horas tentando resolver e nada. talvez você possa me ajudar.

    Grata, Obrigada pela atenção :)

    fevereiro 17, 2012 às 5:00

    • Anne eu não sei se tua placa é compatível… mas tente baixar os drivers mais atuais dela.

      fevereiro 17, 2012 às 22:08

  25. Anny Ulrik

    Olá Vick, gostaria de saber quem editou a segunda foto.Quero aprender a fazer aquele efeito de correção de imperfeições no braço e não acho tutorial no youtube. Desde já agradeço.

    junho 27, 2012 às 18:50

  26. suzann

    gostaria que me passassem um viewer que pudesse usar para fotografar no sl o que vc mensiona no seu post nao entra mais existe mais algum? obrigado abraços

    agosto 27, 2012 às 15:56

  27. Zoéh

    Eu conheço o ultimo avata, é minha amiga hahaha ♥
    E sei quem tirou a foto :D

    dezembro 7, 2012 às 9:55

    • Zoéh

      Avatar*

      dezembro 7, 2012 às 9:55

  28. DIMITRUS RESIDENT

    http://www.youtube.com/watch?v=iAwXFeg7Kc8 MEUS TRABALHOS DE FOTO SEM USAR PHOTOSHOP

    dezembro 9, 2012 às 8:46

  29. Essas fotos São todas lindas

    janeiro 21, 2013 às 21:00

  30. Adorei as fotos, ainda quero chegar lá…. Lindas, lindas, AMEI!

    abril 4, 2013 às 7:54

  31. como eu posso baixar o second life phoenix alguem me respode por favor :'( Obrigada.

    abril 8, 2013 às 11:25

  32. Onde posso tirar foto com.meus filhos e marido?

    julho 28, 2014 às 3:09

    • Qualquer lugar onde possa colocar poses. Dê uma conferida nas lands postadas mais recentemente.

      agosto 3, 2014 às 19:38

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 158 outros seguidores